Liberators - Enemies are Coming [1979]


O Punk e a música jamaicana têm muito em comum.

Não foi só o Ska e o Skinhead Reggae que cruzaram o oceano para desenvolver o próprio estilo em terras inglesas. 


Após 10 anos da explosão do reggae por lá, a música jamaicana ainda fazia a cabeça dos britânicos. Mas ao contrário dos anos 60, quando  os maiores fãs do gênero eram os jovens de cabeças raspadas e suspensórios, no fim de 70 eram os punks que dançavam ao som de ritmos como o Dub e o Roots. Não é à tôa bandas como Clash aproveitaram para fazer releituras de clássicos como Police and Thieves e Pressure Drop.

Esse apreço pela música jamaicana tem explicação. Além da rebeldia e contestação que havia em ambos os grpos, naquela época, a forma mais comum dos punks ouvirem os sons eram nos shows. Os discos do gênero eram escassos e, durante o intervalo das bandas, a festa era embalada por seleções jamaicanas, principalmente o dub e o reggae.

Foi em uma dessas visitas à Inglaterra que Bob Marley tomou conhecimento do gosto desses punks e criou Punk Reggae Party, gravado por ele sob produção do Lee perry em 1977.

Mas toda essa história é só para falar que esse álbum é um roots pesado produzido na Inglaterra no fim dos anos 70 e que, certamente, já fez a cabeça de alguns jovens rebeldes dessa época.


Enemies Are Coming
Why Can't It Be
Stand Up Right
Never Run Away
Love Your Brother
West Bound Train
Love Is The Answer
Grey Skies
Living In Harmony
Enemies Dub

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário