Lyn Taitt & The Jets - Glad Sounds [1968]



Álbum raro, lançado em 68 pela Big Shot, com versões Instrumentais fantásticas.

Logo de cara,  uma adaptação do belíssimo rocksteady ABC, do grupo Gaylads com o toque especial das palhetadas tão peculiares de Lynn Taitt acompanhadas pelos dedilhados de Gladstone Anderson.

Não é por acaso que esses dois músicos são os astros do álbum. Ambos foram fundamentais para a identidade do rocksteady. Foram eles que desenvolveram as primeiras características do gênero. Gladstone Anderson, ao lado de Lynn, fazia parte do grupo Lynn Taitt & The Jets. Juntos, eles foram responsáveis por grande parte dos instrumentais da era. Para se ter uma ideia, só Lyn Taitt já fez o arranjo e gravou quase duas mil músicas na Jamaica. Já Gladstone Anderson é considerado a pessoa que batizou o ritmo.

Conhecido por todos como "Gladdy", Gladstone Anderson passou pelos mais importantes grupos de apoio dos principais produtores e estúdios na Jamaica. Sob produção de Coxsone Dodd, foi integrante de uma das formações do Skatalites. Com Harry Mudie, Gladdy liderou o grupo Gladdy's All Star. Você pode não lembrar de muitas músicas deles. Isso porque mudavam de nome conforme os produtores com quem gravavam. A lista é grande e conta com Aggrovators (Bunny Lee), Rupie's All Stars (Rupie Edwards), The Crystallites (Derrick Harriott), and The Dynamites (Clancy Eccles) e até mesmo pelo Upsetters (Lee Perry).

O pianista não ficou restrito apenas ao instrumento que o fez famoso. Ele também se aventurou como cantor. Ao lado de Stranger cole lançou sucessos como "Just Like a River" and "Seeing is Knowing. Seu álbum solo de estréia, It May Sound Silly, de 1972 (postado aqui na You&Me) foi um sucesso na Jamaica e se tornou um dos álbuns mais vendidos na época.

Sobre Lynn Taitt, temos um podcast especial sobre o assunto, feito logo após a morte do guitarrista em 2009.
Podcast Lynn Taitt


A.B.C. Rock Steady
Chances
If I Only Had Time
Intensified '68
Love Me Forever
Once Upon A Time
Raimbow Valley
Ride Mi Donkey
Starlight
Words

DOWNLOAD

Um comentário:

  1. Boa noite a todos
    Sera que nao teria como postar novamente essa perola ?
    Muito foda esse disco curto pacas
    Velu galera muita paz e saude ai pra todos !!!!!

    ResponderExcluir