You&Me Presents - Herman Chin Loy (Western Chinese Reggay)



Maestro do reggay, o chinês Herman Chin Loy é da safra dos maiores produtores desse período do final dos 60 e começo dos 70 [golden era]. Assim como seu primo Leslie Kong, os dois são descendentes de chineses nascidos na Jamaica.

Herman começou a trabalhar na loja Aquarius Records de seu irmão Lloyd A. Chin Loy em 1969 em Half Way Tree, bairro que nós da You&Me ficamos quando fomos para Kingston.

Não demorou muito e com o fechamento da loja Herman mergulhou fundo nas produções. Além do estúdio Aquarius ele também utilizava o Randy’s para gravar suas próprias músicas que eram na maioria das vezes instrumentais. Foi Herman Chin Loy que descobriu o talento de um garoto chamado Horace Swaby que tocava escaleta e piano e depois de algum tempo adotou o nome de Augustus Pablo.

De 1971 a 73 Chin Loy gravou inúmeras músicas com Pablo, que depois de alguns anos viraram o álbum The Red Sea. Nesse período ele também gravou o álbum Aquarius Dub, reconhecido como um dos primeiros LPs de dub da história.

Herman se inspirava em trilhas sonoras de western all’italiana [spaghettis], filmes de velho oeste violentos da metade dos anos 60 dirigidos por italianos, que eram adorados pelos jamaicanos.

A febre de westerns italianos foi tão grande na Jamaica que deu origem a uma geração de muleques deejays e cantores com estilo BADMAN de ser. Lee Van Cleef, Trinity, Clint Eastwood e vários outros roubaram seus nomes artísticos de atores e personagens desses filmes, até mesmo o deejay cria de Dennis Alcapone, Mexicano.

Não foi só Chin Loy que bebeu dessa fonte italiana. Lee Perry também se inspirou muito no início de sua carreira como produtor. Junto de sua fina orquestra de estúdio, os Upsetters, ele fez a sua saga inspirada nos clássicos de Sergio Leone, criador da maior trilogia de filmes de velho oeste da história conhecida como Três Homens em Conflito [A Fistful of Dollars (1964), For a Few Dollars More (1965) e The Good, the Bad and the Ugly (1966)] estrelados por Clint Eastwood [bom], Eli Wallach [mal] e Lee Van Cleef [feio]

A versão de Lee Perry durou mais que três episódios. Os clássicos álbuns de skinhead reggay The Upsetter, Return of Django, Clint Eastwood, Scratch the Upsetter Again, The Good, the Bad and the Upsetters e Eastwood Rides Again foram todos concebidos em 1969-70, auge da paixão de Lee Perry pelo velho oeste e toda essa cultura.

Além dos vilões e dos pistoleiros mais sangue no olho, o que inspirava muito os produtores jamaicanos a fazer esse tipo de experimentação com o reggay era a genial trilha sonora que estes filmes tinham. Maestros como o mundialmente conhecido Ennio Morricone [boss] e outros não tão famosos mas de extrema excelência como: Piero Piccioni, Luis Bacalov, Bruno Nicolai, Francesco De Masi e tantos outros gênios da música italiana, foram responsáveis por dar mais vida para aqueles filmes, e assim foram lançados para o mundo através do glorioso cinema italiano nos anos 60.

A faixa número 10 Sabata é referência direta a fonte de inspiração do produtor chinês. Um dos mais clássicos westerns italianos, Sabata é o nome do personagem de Lee Van Cleef no filme de Gianfranco Parolini. A version ganhou o nome de outro filme da série, Return Of Sabata. Na direção do microfone ninguém menos do que um dos mais malvados deejays jamaicanos, Dennis Alcapone [zica].

Outro diretor dessa fase do cinema italiano que fazia sucesso era Sergio Corbucci, que fazia os westerns mais violentos e sangrentos que todos os outros diretores, por isso era um dos preferidos dos jamaicanos, um filme dele de muito sucesso que ganhou várias músicas na ilha foi Django, estrelado por Franco Nero, ídolo de Count Machukie.

As produções de Herman Chin Loy são extremamente trabalhadas com influências que vão da western music até o funk. A banda é formada por grandes músicos da época, no piano ninguém menos que Lloyd Charmers, Glen Adams e Tyrone Downey (Organ D.) e Robbie Lynn. A cozinha era composta por Sly e Robbie com participações de Family Man e Val Douglas, outro Upsetter que participava das gravações era o guitarrista Alva Lewis. Na direção dos metais Tommy McCook acompanhado de Vin Gordon no trombone e Bobby Ellis no trompete, e na melodica, claro, Augustus Pablo.

Pra quem gosta de música instrumental é mais do que um prato cheio, é a mesa inteira mais a sobremesa de larica! Degustem sem moderação das produções desse maestro meio chinês, meio jamaicano! Ehi amico.. c’è Sabata, hai chiuso!!


01 - Sounds Unlimited - Funky Aquarius (Aquarius Horns)
02 - Herman Chin Loy - Invasion
03 - Lloyd Charmers & The Hippy Boys - African Zulu
04 - Sounds Unlimited - Road Runner
05 - Herman Chin Loy - Oily
06 - Charlie Boy - Funky Strip
07 - Augustus Pablo - Reggae In The Fields
08 - Lloyd Charmers & The Hippy Boys - Shang Hai
09 - Augustus Pablo - Snowball and Pudding
10 - Herman Chin Loy - Sabata
11 - Dennis Alcapone - Return of Sabata
12 - Augustus Pablo - The Red Sea
13 - Herman Chin Loy - Darker Shade Of Red
14 - Augustus Pablo - East of the River Nile
15 - Herman Chin Loy - Middle East Skank
16 - Herman Chin Loy - Heavy Duty
17 - Herman Chin Loy - Jungle Rock
18 - Herman & The Aquarians - Dunce Cap
19 - Herman Chin Loy - Youth Man
20 - Herman Chin Loy & Dennis Brown - Rest Your Self

DOWNLOAD (Zshare)

DOWNLOAD (Sendspace)

Um comentário: